Idéias com Acento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top five - livros

3 participantes

Ir para baixo

Top five - livros  Empty Top five - livros

Mensagem  Priscila Vanzin Seg Set 06, 2010 4:19 pm

Olá acentuados modistas pensantes,

Hoje numa - não rara - avalanche de emails entre boa parte dos que aqui discutem, surgiu a idéia de fazermos um tópico com lista de livros preferidos.

Listar apenas cinco não é uma tarefa tão simples, não pra mim, pelo menos. Assim, sugiro uma lista dos cinco melhores livros aleatórios e cinco de moda. Óbvio que é um assunto super pessoal, mas acho válido para nos conhecermos melhor e também como dica para os que quiserem incrementar a lista de leitura.

Sem mais delongas, segue a minha listinha (pensada de última hora, portanto passível de algum esquecimento):

Livros da vida:
1. A insustentável leveza do ser (Milan Kundera): qualidade incontestável - ou não? - talvez o preferido de todos.
2. Cartas para alguém bem perto (Fernanda Young): o melhor dela. declaração polêmica (?) --> sou fã, já li todos livros dela mais de uma vez.
3. O mundo de Sofia (Jostein Gaarden): primeiro livro lido na íntegra e me despertou interesse por filosofia (aos 14/15 anos). hoje não lembro de mais nada quase.
4.Travessuras da menina má (Mário Vargas Llosa): livrinho atual, história bem construída. não tem como não amar.
5. Hell (Lolita Pille) - é um lixo, mas de tão ruim chega a ser bom. Razz

Livros da moda:
1. MODA - o século dos estilistas (Charlotte Seeling): gigante, com fotos lindas, super completo.
2. A roupa e a moda (James Laver): história da moda contada desde o início de tudo.
3. Style A to Zoe: eu amo a Rachel Zoe. hahahah
4. A linguagem das roupas (Alison Lurie): semiótica super contestável, mas válido diante da parca literatura sobre o assunto.
5. Histórias da moda (Didier Grumbach): comprei essa semana, devo estar na página 20 mas já acho que vale a indicação. Textos bem aprofundados, sem tantas figuras.

Aguardo pelas listas alheias. ;D
Priscila Vanzin
Priscila Vanzin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

http://www.trapo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Top five - livros  Empty Re: Top five - livros

Mensagem  FêJaques Seg Set 06, 2010 5:50 pm

preciso chegar em casa e olhar todos eles primeiro. e é certo que vou esquecer de vários.

só uma resposta preliminar pra ti não pensar que está só.
FêJaques
FêJaques

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 43
Localização : Porto Alegre

http://www.trapo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Top five - livros  Empty Re: Top five - livros

Mensagem  Carol Puccini Ter Set 07, 2010 2:52 pm

A gente sempre acaba esquecendo de algum!
Mas lá vai. Impossível decicir qual o primeiro melhor, qual o segundo melhor... Então vai os 5 mais, aleatoriamente e que eu lembro no momento.

Livros da vida:
Sonhos de Bunker Hill - John Fante (os outros tbm, mas esse mais que todos)
As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides
A Torre Proibida - Marion Zimmer Bradley (meu lado geek feminista fala aqui - eu amo As Brumas de Avalon também, mas a série de Darkover se supera)
Mais Pesado que o Céu - Uma Biografia de Kurt Cobain - Charles R. Cross (foi um livro que me afetou de uma forma que eu jamais esperava)
Conversas com Woody Allen - Eric Lax
Menção honrosa: Vale lembrar que eu sou bitolada no Woody, então tem vários livros dele que eu acabo gostando mais do que os filmes. E enquanto o povo tava confessando que lia Agatha Christie, eu já li muuuuito Paulo Coelho.

Livros de moda:
A linguagem das roupas - Alison Lurie (sempre vai figurar entre meus preferidos, usei horrores na minha monografia)
The Complete Costume History - Auguste Racinet (eu sei que é basicamente um livro de figuras, mas é quase um dicionário pra mim, obra de consulta constante)
A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino - Marie Louise Nery (pra mim é difícil separar moda e figurino, eu tento - esse ótimo porque tem história da moda com uns moldes e desenhos ótimos pra que trabalha com figurino e roupa de época)
Folha Explica A Moda - Erika Palomino (eu adoro esse livrinho, ele é tão acessível - na minha opinião, esse tinha que ser o primeiro livro lido quando se começa a estudar moda - não adianta querer enfiar o lipovestsky de cara, dá um nó na cabeça das criaturas...)
A Moda do Século XX - Amy de la Haye e Valerie Mendes (esse tbm tem função dicionário pra mim)
Carol Puccini
Carol Puccini

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

http://www.modamanifesto.com

Ir para o topo Ir para baixo

Top five - livros  Empty lá vai - tô desde ontem elegendo

Mensagem  FêJaques Ter Set 07, 2010 4:56 pm

livros da vida:
[não sei classificá-los por ordem de preferência]

o morro dos ventos uivantes – emily brontë [me fez amar o amor]
lolita - vladimir nabokov [perverte]
100 anos de solidão – gabriel garcía márquez [faz chorar]
drácula - bram stoker [arde]
o cão dos baskervilles - arthur conan doyle [é holmes]
o segundo sexo - simone de beauvoir [revoluciona]
1984 - george orwell [prevê]

verissimo, pai
- olhai os lírios do campo [é a minha lição]
- o tempo e o vento [é o inconsiente coletivo gritando em mim]
- clarissa + música ao longe + um lugar ao sol [trouxeram poesia pra minha vida]

quando era criança, até a 4°série, os de cabeceira eram os otimistas o menino do dedo verde , pollyana e, claro, a coleção vagalume. depois só queria saber de agatha christie e sidney sheldon (eram as coisas que minha mãe trazia da biblioteca). julio verne também foi um baita companheiro logo que aprendi a ler (em versões infantis, claro).

odeio paulo coelho e acho ernest hemingway um chato. também não endendo o frenesi em torno do machado (é que eu gosto mais de uma história boa e as dele são uó). sabia que não ia ficar em cinco.

agora as modas e belezas e gêneros [pois não li tanto sobre moda assim, AINDA]:

a terceira mulher | permanência e revolução do feminismo - lipovetsky [texto delícia]
o mito da beleza | como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres - naomi wolf [facadas no estômago e desitratadas na pele ao mesmo tempo :O]
história social da moda - daniela calanca [moda pelo viés da antropoliga, texto pesado]
vítimas da moda? como a criamos, por que conseguimos - gullaume erner [sobre marcas de moda, texto solto]
corpo e moda | por uma compreensão do contemporâneo - coletânea de artigos [vários artiguinhos interessantes sobre a relação corpo-roupas]
o tempo da beleza | consumo e comportamento feminino - também é coletânea de artigos e também é ótimo
FêJaques
FêJaques

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 43
Localização : Porto Alegre

http://www.trapo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Top five - livros  Empty Re: Top five - livros

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos