Idéias com Acento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E quem pode ser estilista?

+2
Carol Puccini
Fernanda Taube
6 participantes

Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty E quem pode ser estilista?

Mensagem  Fernanda Taube Dom Jul 18, 2010 5:44 pm

Há muito tempo quero falar sobre isso e saber a opinião das pessoas.

Depois dos leigos que começaram a escrever sobre moda, muita gente experiente achou ruim.
Com a não obrigatoriedade de diploma pra josnalista, criou-se uma discussão sobre a faculdade e os novos profissionais que surgiriam.

Ligo isso às celebridades que viram estilistas.
Ás vezes é um sonho, uma realização pessoal (que custa caro), mas que cutuca muitos estilistas formados e com experiências, porém sem visibilidade.

Queria saber a opinião de vocês sobre quem pode e quem não pode ter sua linha de roupas/sapatos/acessórios.
Precisa de faculdade de moda ou é dispensável?
As fast fashions estão certas em contratar as celebridades do momento pra desenhar uma linha de roupas para a loja?
Qual a diferença entre a linha de vestidos da Geisy Arruda para a linha de roupas da Kate Moss?
Fernanda Taube
Fernanda Taube
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 34

http://pretta.blog.br

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty Re: E quem pode ser estilista?

Mensagem  Carol Puccini Seg Jul 19, 2010 1:10 pm

nossa, mais um assunto pra lá de cabeludo. mas vamos lá.

aqui no Brasil temos a questão de que as faculdades de moda são todas muito recentes. então temos todo aquele povo que tem anos de experiência no mercado e que aprenderam tudo de maneira auto-didata/no próprio trabalho. sobre esse pessoal podemos dizer que são e podem ser estilistas, mesmo não tendo o canudo.
dentro da faculdade de moda, temos as alunas que são super interessadas em aprender a costurar, modelar, desenhar e aquelas que estão lá a passeio (como em toda faculdade, aliás). todas elas, no final do curso, terão um diploma com o título de "designer de moda". mas só as primeiras, são de fato, estilistas (se essa for a área que elas resolverem seguir).

e aí tem o caso das celebridades/subcelebridades. o buraco é bem mais embaixo. porque de cara já tem uma grande diferença entre a kate moss e a geisy arruda. a geisy ficou "famosa" por conta do vestido e a tal da peça de roupa acabou virando desculpa pra tudo: aparecer na tv, sair no carnaval, assinar uma coleção e sabe-se lá mais o que. já a kate moss tem anos de experiência como modelo. vive cercada e é amiga íntima de estilistas e editores de moda, muitos acham que ela se veste extremamente bem e "lança tendências". então uma coisa é fato: conhecimento desse mundo da moda, com certeza ela tem muito mais do que a geisy. mas não sei até que ponto podemos considerá-la estilista. na maioria das vezes essas coleções assinadas por gente famosa se resumem a peças que a pessoa usaria, e não coisas que ela criou de fato. e estilista que é estilista não cria só roupas que ele gosta de usar e baseadas em gosto pessoal.

o estilista deve ter um equilíbrio entre o pensamento poético e o técnico. deve ser criativo o suficiente para pensar em coisas novas, ou novas formas de fazer o que já foi feito. deve ser curioso e investigativo, capaz de realizar uma boa pesquisa. deve saber transferir esses devaneios para o tri-dimensional: falar a mesma língua que modelistas e costureiras. será que alguma dessas celebridades se envolve dessa maneira no desenvolvimento de coleções que levam seu nomes? muito difícil sabermos de fato o que acontece.

antes, não fazia muita diferença como se obtinha esses conhecimentos, o importante era tê-los. mas para quem está começando agora, a faculdade é fundamental, pois esta colabora para a profissionalização de um mercado tão auto-didata.
Carol Puccini
Carol Puccini

Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

http://www.modamanifesto.com

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty Re: E quem pode ser estilista?

Mensagem  Thaís Ter Jul 20, 2010 11:50 am

Acho que não necessariamnete o estilista precisa ser formado em Moda ou Design. Afinal, tantos talentos já foram descobertos fora das faculdades né. Mas ele precisa saber o que faz, ele precisa SER estilista e não apenas PARECER. Acho que esse é o problema de muitas profissões cobiçadas particularmente no mundo da moda. Não basta querer ser jornalista pra se tornar um. E estilista também não.

Fico triste pela banalização da profissão estilista, mesmo não sabendo usar uma agulha ou desenhar algo além de bonecos-palito. Porque não acho justo, é óbvio que essas celebridades não desenham nada, e quase sempre elas não criam nada também. Se eu fosse estilista ficaria muito chateada vendo qualquer um ser estilista de fachada e ganhando um super reconhecimento por isso só por causa da fama - seja de anos ou de 15 minutos.
Thaís
Thaís
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 33
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty Re: E quem pode ser estilista?

Mensagem  Mônica Lucas Ter Jul 20, 2010 4:04 pm

Triste admitir, mas é o preço que se paga na “era das celebridades”. Kate Moss, Madonna, Beyoncé não pegam no pesado, não vendem seu trabalho. Vendem seu nome, seu estilo e, principalmente, seu enorme poder de atrair holofotes. Geisy Arruda também se encaixa aí, o público-alvo é que é diferente.

A isso se juntam alguns outros fatores: a formação de estilista é muito recente, a profissão não é regulamentada, não há sindicatos ou entidades de classe, as faculdades são muito novas e ainda há quem nem considere uma profissão. Quantas vezes ouvi a pergunta em tom de brincadeira, mas que de brincadeira não tem nada: "e precisa de diploma pra ser *costureira*?" (sem falar que quem diz isso está sendo terrivelmente arrogante ao desmerecer na mesma frase infeliz estilistas e costureiras).

Fora o fato de que o trabalho que lida com o subjetivo costuma ser visto (equivocadamente) como algo que qualquer um pode fazer.

Mônica Lucas

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty estiladora, desenheira, fotografista...

Mensagem  Maíra Thums Sex Jul 23, 2010 10:22 am

Pois é galera, a discussão aqui vai longe. Independente do lado que se atue sempre haverá um "doído".
Na cultura brasileira o "autodidatismo" é a tendençá eterna.
Realmente, o fato das graduações em moda no Brasil serem muito recentes, fazem dos cursos pobres e amadores.
- Confesso que tenho vergonha alheia qndo vejo coleções das colegas, assim como tbm vergonha por mim mesma, muitas e muitas vezes pela falta de perspicácia. Vovó disse que a vida me ensinará, espero viver um bom tempo... kkk

Qualquer um pode ser estilista, assim como sempre foi. O alfaiate, costureira, a geyse arruda, afinal, basta ter uma garagem para fazer de loja e começar a vender camisetas, calcinha, sei lá.
As barreiras de entrada na moda sao muito baixas - aprendi em marketing, porém manter-se nesse mercado é que é o babado. Aprendi na vida.

Acho que essa nossa geração é muito metidinha, e pensa que tem mto a oferecer. Vai ver até tem, pois é o que eu sempre digo, se existe quem consuma, então não há erros.

Nunca quis ser estilista, apesar de já ter atuado como tal. Pretendo nunca mais voltar.

Beizus

Maíra Thums
Maíra Thums

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 35

http://www.mairathums.com

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty ...

Mensagem  Doug Oberherr Sex Jul 23, 2010 10:55 am

Um dos hábitos que temos é colocar rótulos em tudo. Celebridades devem ser tratadas como consultoras criativas e não como estilistas. Estilista, assim como designer de moda é o cara que pega junto desde o início: pesquisa de comportamento, inspirações, criação, modelagem, corte, costura, provas, campanhas. Se o cara atua em somente um desses processos, como as celebridades, são consultores criativos. Aquelas que dão pitacos de como deve ser a roupa que vestiria ela mesma.Para facilitar o entendimento das massas, denomina-se estilista.

Cá entre nós não deveríamos levar tão a sério. Sabemos que o cara não manda bem e que só o escolheram por ter fama e estar atuante nas mídias.

Não me sinto ameaçado por alguém que assina como estilista (e não o é) porque sei que em algum momento o cara vai se borrar. Sinto que o mercado anda seletivo. Quantas vezes uma celebridade assinou coleções de grandes conglomerados de varejo? Poucas. E quantas vezes um estilista sério como Amir Slama, Reinaldo Lourenço, Herchcovitch, Fause Haten e tantos outros desenvolveram produtos para estas marcas?

O know-how é o que nos diferencia. A metodologia do trabalho ensinada nas Universidades ainda pode ser laica, porém vai do profissional formado ter buscado (e continuado a busca) por formas mais eficazes de desenvolver seu trabalho. Vejo colegas que não se destacam nas disciplinas, porém é mais uma coisa que não me mete medo. O mercado se encarrega de derrubar esse cara.

Procurar desenvolver suas habilidades e mostrar a competência do seu trabalho é o que vai fazer com que o reconhecimento e os rótulos sejam colocados nos frascos corretos (se é isso que importa).



Doug Oberherr
Doug Oberherr

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/07/2010
Idade : 37
Localização : Novo Hamburgo, RS

http://www.itsafashioninsight.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

E quem pode ser estilista? Empty Re: E quem pode ser estilista?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos